O ano de 2009 começou bem, com seis novos alunos, alegrando ainda mais a sala de aula da tia Ellen e várias mudanças na estrutura da Escola Infantil. No entando, como todo início de ano as crianças estranham o ambiente escolar, como a professora, os amigos, a sala de aula e pior para eles é deixar os pais. O começo das aulas é um período muito complicado.
Tia Ellen não teve grandes dificuldades com as crianças, a grande maioria já estudava na escola, assim não tendo grandes barreiras em se adaptar. Apenas três crianças deram "trabalho" para se acostumarem com a escola e largarem os pais. Parte dessa rapidez na adaptação se deve ao trabalho da professora. Ellen proporcionou atividades interativas durante a semana toda.
Essas atividades eram conversas no tapete sobre as férias e como será o ano letivo, brincadeiras no parquinho, com bolas e massinhas, acolhidas e socialização.Com a sensível percepção tia Ellen foi preparando atividades que fizessem com que ela conhecesse o nível de cada aluno. De modo que as atividades atendessem suas necessidades com mais flexibilidade. Os execícios iniciais eram de movimentação do nome, identificando as letras que pertecem a este. Algumas crianças, principalmente os novatos mostraram mais dificuldade em realizar as atividades.
Uma atividade sobre o nome muito interessante, que lembro minha infância foi da letra do nome com papel crepon, as crianças tiveram que rasgar o papel crepon e fazer bolinhas com ele, e em seguida o colaram em cima da inicial do nome.
Outra atividade atrativa foi aproveitando o carnaval, fazendo a ligação entre a sala de aula e a realidade vivenciada pela criança. Porém, para isso a tia Ellen conversou com eles sobre o que é o carnaval, analisando seu conhecimentos prévios e a partir daí explicou o significado do carnaval; respeitando as limitações das crianças.
Esse ano posso mostrar mostrar quem realmente quero ser na sala de aula, sem bloqueio. Tenho ido para o tapete com as crianças, para contar histórias infantis, eles escolhem o livro e eu conto. Essa semana foi a vez da Rapunzel e da Branca de Neve (desta por duas vezes), foi fascinane como eles ficaram atentos e debateram o sobre estas depois.
Reparei que as crianças são sempre bem centradas nas aulas, sabendo diferenciar a hora da brincadeira e o momento de prestar atenção na professora. Por serem bastante ligados ao seus compportamentos eles fazem de tudo para não ganhar carinha triste no jogo das carinha. Foi intrigante como um menino reagiu ao ganhar carinha triste por não ter tido um bom comportamento no dia, ele chorou muito, ficou chateado com a tia Ellen e com ele mesmo por não ter se comportado bem.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)